Roberto Camasmie, artista plástico paulistano, ressurge o conceito da “terceira via” ao retratar a candidata à presidência, Simone Tebet

Considerado um dos maiores retratistas do país, Camasmie pintou Tebet, como forma de questionar a polorização e valorizar a diversidade nas disputas eleitorais

O artista plástico paulistano, Roberto Camasmie, é conhecido pelos retratos que tem feito ao longo de seus 50 anos de carreira, tanto de famosos quanto de anônimos. Em sua trajetória, ele já pintou desde atrizes como Sophia Loren e Catherine Deneuve, até a princesa Diana e várias socialites e celebridades brasileiras. Para ele “arte não se entende, arte se gosta ou não” e, por isso, em sua história, ele se tornou também célebre por popularizar a arte, por torná-la mais acessível para quem quiser apreciá-la.

Pois, agora, o artista novamente faz juz à sua história e, em ano de campanha eleitoral no país, homenageia a candidata do MDB, Simone Tebet, em uma tela na qual a retrata entre flores e tons de azul.  “Eu quis interpretar os presidenciáveis à minha maneira e para retratar a Simone Tebet, escolhi o hiper-realismo”.

A candidata ao anunciar a sua candidatura representava a terceira via_ as eleições ainda nem começaram este conceito já parece esquecido_ no entanto, Tebet carrega este símbolo em um ambiente de polarização e também é um símbolo de representatividade e diversidade.

Roberto Camasmie detalha como foi feito o trabalho em torno da pintura da candidata. “Para pintar a Simone Tebet eu utilizei tons de azul como o azul anil, o azul noite, com um fundo floral para emoldurar sua face e destacar a expressão dela que é muito bonita, que possui muita vida e luz, pois acho que ela será uma presidenta com muita luz. Por isso, usei o olhar dela como uma expressão futurística que transmite luz e beleza. Aqui eu segui a técnica que desenvolvi ao longo do tempo, sob a ótica do hiper-realismo, e fiz um trabalho com flores, mais primaveril”, observa.

Por fim, vale lembrar que o quadro de Simone Tebet pode ser visto na galeria que o artista possui na capital paulista, no bairro dos Jardins, e se situa na esquina das ruas Bela Cintra e Lorena.  No local, as obras de Roberto Camasmie estão sempre em exposição e ao alcance dos pedestres que mesmo passando apressados, na correria típica dos paulistanos, costumam parar para apreciá-las. Uma intervenção cultural, sobretudo, um convite a reflexão: o quanto as últimas eleições de 2018 e a polarização mudaram a maneira do brasileiro relacionar-se com a política.

Para saber mais sobre o trabalho de Roberto Camasmie acesse a rede social do artista https://www.instagram.com/robertocamasmie/   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias