Padrão de beleza é hora de repensá-lo

Independente do que a sociedade tem exigido, eu convido você a ser do jeito que você é!

 Padrão de beleza é hora de repensá-lo

Se você é mulher, com certeza, em algum momento da sua vida, já se deparou com frases do tipo: “Você engordou hein?”, “Tá precisando fechar a boca”, “Nossa, você está muito magra, está doente?”, “Desse jeito você vai acabar voando”, são inúmeros comentários que fazem menção a algo no seu corpo que está, segundo a sociedade, em “desagrado” com o padrão desejado. 

De fato, a sociedade sempre ditou regras sobre o corpo da mulher: as medidas corretas, o formato ideal de corpo e até a altura já foram dignas de padronização. Durante anos,  mulheres que não conseguiam alcançar esse tal corpo ”ideal” foram excluídas e deixadas de lado, simplesmente, por não se “encaixarem”.

Seguir um padrão tão rígido e inflexível como esse é um desafio que gera mais adoecimento do que resultados satisfatórios, uma vez que, para conseguir o efeito desejado, algumas mulheres se submetem a dietas mirabolantes ou, até mesmo, milagrosas, capazes de causar enfraquecimento do sistema imunológico, gerando doenças graves e distúrbios no organismo. 

Algumas mulheres, dispostas a entrar nos “padrões”, desenvolvem ainda a noção de não pertencerem à sociedade, o que lhes causam uma sensação de vazio, angústia e, até mesmo, solidão. O resultado disso é a rejeição do próprio corpo e, a baixa autoestima constante, que leva à depressão, ansiedade e outras doenças psicológicas.

Qual  reflexão provocar sobre tudo isso?

Somos mulheres diversas, com corpos diferentes e precisamos respeitar isso. Já mudamos  um pouco, hoje, temos mulheres que amam seus corpos da forma que são e se sentem  lindas. Esse é, sem dúvidas, um grande avanço para nós mulheres e para a sociedade como todo.

Independente do que a sociedade tem exigido, eu convido você a ser do jeito que você é!

Se ame e se sinta feliz da forma que como você escolheu, seja seu próprio padrão de beleza.

Por Edna Oliveira  – Psicóloga clínica

Para obter mais informações sobre mentorias, cursos e palestras acompanhe Edna redes sociais. Clique aqui e visite o Instagram da nossa colunista.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *