Você já concluiu o seu livro, ou está quase lá?
O que é fundamental para publicar a sua obra oficialmente? Como você pode ser um destaque na multidão e entregar ao seu leitor a convicção de que ele não irá se arrepender de adquirir o seu livro?
7 etapas essenciais para publicar um livro de sucesso:
- Escreva um bom livro
- Obtenha leitores beta
- Aceite as críticas construtivas
- Encontre um bom editor
- Certifique-se que o seu livro será revisado
- Escolha por uma capa maravilhosa
- Escolha por um design interno incrível
Etapa 1: Escreva um bom livro
Neste momento, você está a virar os olhos para cima e a pensar: “dããã!”… acertei?
Você se surpreenderia ao ver o quão ruins podem ficar alguns livros publicados sem esses critérios. É triste, porque existem muitos materiais relevantes já publicados, mas sem nenhum tipo de cuidado com a obra. Infelizmente, isso pode embaçar a imagem dos autores. Não faça o mesmo, ainda que o seu entusiasmo não queira esperar pela lapidação do seu original, por profissionais que realmente podem fazer isto, com zelo e atenção.
Como saber se o meu livro está pronto para ser publicado e lançado?
Se você se sente contente com a forma dos personagens, a colocação das palavras e o enredo, realmente está feliz com o seu trabalho, é um bom sinal para já. Muito embora, fazer a leitura criteriosa e verificar por si próprio não se faz suficiente. Ainda que você pense ter feito o melhor trabalho da sua vida, pode haver pessoas que irão discordar disso. É necessário estar aberto para as críticas, portanto.
Passo 2: Obtenha leitores beta
Mas quem são esses leitores, afinal? Bom, são pessoas que podem ler o seu livro e entregar uma opinião clara e honesta. Os leitores beta, em geral, são escritores, já outros são pessoas que amam ler. Eles recebem o livro gratuitamente, assim, é uma troca. Não vale pedir a pessoas próximas, familiares e afins, já que eles terão uma visão endossada, uma vez que estão entusiasmados tanto como você.
Por isso, o ideal é buscar em grupos de escritores, solicitar a análise de um editor, ou ainda seus professores que podem adorar saber que você escreveu um livro e estarão prontos para emitir uma crítica sobre o seu trabalho.
Passo 3: Aceite as críticas construtivas
O ideal é que os leitores beta sejam pessoas que respeitem o seu sonho e não descarreguem críticas destrutivas sobre o que você demorou tanto para construir. Haja vista que as críticas que são bem-vindas são as construtivas, esteja aberto à elas, mas também não crie expectativas de que está tudo perfeito. Quase sempre, a escrita precisa de ajustes, e os enredos também.
Passo 4: Encontre uma boa Editora
Para iniciar a edição do seu livro, é necessário fechar contrato com uma boa editora, que por sua vez pode emitir uma crítica sobre a sua obra e trabalhar ao seu lado, a fim de lapidar a sua obra. A editora atua como um guia no caminho literário, ao verificar coesão e coerência, além de observar palavras que precisam ser substituídas para se obter um impacto maior.
Seria ideal se os leitores beta pudessem fazer isto por você, mas nem todos tem o profissionalismo necessário e o tempo a ser dedicado. Sendo assim, a editora conta com uma equipe profissional, para fazer com que o seu livro fique mais atraente para o mercado.
Etapa 5: Certifique-se que o seu livro será revisado
Esta é uma etapa que, mesmo se você for expert em Língua Portuguesa, deveria adotar, pois revisar o texto nunca, mas nunquinha, é demais.
O que um revisor de textos pode fazer para aprimorar o seu livro?
Revisão normativa (quando necessário); Correção de erros de pontuação, gramaticais e ortográficos.
Infelizmente, a cada ano, observa-se uma quantidade enorme de livros que são publicados sem este cuidado e zelo, por não chegarem perto de um revisor. Observam-se inúmeros erros de ortografia, falta de coesão, coerência, o que arruína o fluxo da leitura, além de deixar os leitores insatisfeitos. Para evitar isso com o seu livro, contrate uma editora que preza pela revisão da obra e o aperfeiçoamento desta.
Passo 6: Escolha uma capa incrível
“Nunca julgue um livro pela capa”. Quem nunca ouviu esta frase?
Pois é, há pessoas que julgam e muito, mas independentemente disso, imagina o quanto pode ser incrível o seu livro impresso, com uma capa linda, que diz muito sobre o que você quer passar? Usar a linguagem não verbal na sua obra pode trazer um grande diferencial, e isto é feito através de um bom design. Portanto, a escolha do profissional precisa ser muito criteriosa também, haja vista que além da arte e da fonte perfeitas, o designer precisa considerar a lombada e a contracapa do livro.
Etapa 7: Escolha por um design interno incrível
A publicação de um livro, independentemente do formato, brochura ou e-book, exige bastante trabalho na diagramação. Além dos formatos para o Kindle ou outro, o tamanho exato da lombada e da capa precisam estar corretos. É necessário saber quais tamanhos e tipos de papel são mais adequados, bem como a orientação de página. É essencial certificar-se de que a formatação está totalmente de acordo.
“Certo, mas e aí, o meu livro está pronto ou não?”
Após a conclusão dessas etapas, poderá ter um manuscrito bem escrito, revisado e editado de forma profissional, com excelente capa e adequada diagramação. Assim, você está pronto para adentrar o mundo da publicação, lugar no qual você poderá ser denominado como um autor, orgulhosamente. Parabéns!
Agora, inicia-se outra etapa. Sim! Como distribuir e vender o seu livro, ter um marketing constante de sua obra e o sucesso que você merece. Portanto, falaremos sobre isto na próxima matéria do blog.
Você gostaria de contar com uma equipe profissional que trabalha diariamente com as etapas supracitadas, e que pode estar ao seu lado nestes e nos próximos passos? Fale conosco! Estamos aguardando o seu contato.
Priscila Goes – Editora Executiva da PG | contato@pgeditorial.com