Somos F*das – Volume I

1ª edição: 29 de outubro de 2021
Conceição do Coité, Bahia, Brasil

Coordenadora: Catarina Coelho

Editora executiva: Priscila Goes

Prefácio: Danni Suzuki

Paginação: Célia Rosa

Capa: Marília Amaro

Revisão: Maiza Silva

ISBN: 978-65-80258-25-3

 

 Livro que pode ser interpretado da forma como você se sente ou da maneira como você deseja ser. Uma mulher FADA ou FODA, a escolha é SUA! Mas, cá para nós, toda mulher tem, ao mesmo tempo, os dois lados dentro dela, concorda?

 

 

O início de tudo…

Março de 2018, depois de 5 meses morando em Portugal, retornei ao Brasil pela primeira vez. Após a decisão de morar, minha família e eu, no país lusitano, rever meus amigos e parentes no solo da minha pátria, confesso, aqueceu meu coração.

Nessa conexão, Brasil x Portugal, com o passar dos dias, fui percebendo que algo faltava dentro de mim, era a “minha casa”. Aquele sentimento de pertencer a um lugar já não existia mais.

“Qual o meu propósito no mundo?”, essa era a pergunta que causava toda a minha angústia. O que mais eu poderia querer se, antes dos 40, eu já havia construído a minha carreira profissional, em empresas como Bauducco, Sadia, P&G, Itaú e Citibank? O que eu poderia desejar, se, com apenas 37 anos de idade, eu já havia, ao contrário da maioria, deixado a estabilidade das grandes empresas para, além de esposa, me tornar também sócia do meu marido, em uma empresa com faturamento de 3 milhões por ano?

O que eu poderia sonhar depois de me tornar empresária e chegar ao auge do meu sucesso?

Você e eu somos desafiadas a todo o instante. Se, por acaso, você chegou a pensar que esse tal “desafio” é só mais um clichê, pense comigo! Alguém já subestimou a sua capacidade? Você já pensou em desistir das suas ambições, por medo de julgamentos alheios ou críticas? Espere! Tal- vez, você também já tenha sido aconselhada a desistir ou, até mesmo, a se conformar sob o pretexto de que você não é capaz ou que ainda não está totalmente pronta para realizar.

Pois é, eu sabia que, ao menos, uma dessas perguntas receberia o seu “sim”. Isso já aconteceu comigo, eram essas coisas que eu ouvia quando contava para alguém, gente até da família, sobre o sonho de criar o meu projeto só para mulheres. Foi, justamente, num desses momentos, que a gente decide confiar na própria capacidade de realizar, que eu acreditei e dei forma àquele projeto que pulsava em meu coração.

Foi por acreditar em meus sonhos, que confiei na minha capacidade de realizar e, então, no dia 08 de março de 2018, tornei realidade o meu projeto tão sonhado e criei a REDE CONEXÃO MULHER.

Conexão Mulher Empreendedora, foi assim que a nossa Rede nasceu. “Conectar para Transformar, Transformar para Realizar”. Um legado, com o propósito de inspirar e contribuir com a transformação de inúmeras pessoas. Centenas e milhares de mulheres, mundo afora, estão sobrecarregadas de suas rotinas e cheias de demandas in- termináveis. A pressão do trabalho e a responsabilidade da casa são apenas alguns dos motivos que provocam in- quietações, em busca de uma perfeição que nunca chega. Nunca chegará.

Exatamente por isso que a ideia deste livro nasceu, para consolidar o nosso posicionamento e fortalecer o nosso lema principal: desconstruir paradigmas, quebrar crenças e, acima de tudo, destruir a imagem enganosa que temos de nós mesmas, baseada no que ouvimos ou sentimos em determinados momentos de nossas vidas, e de quem mais amamos.

O intuito deste livro, além de quebrar paradigmas, é ser provocador e chamar atenção de mulheres que desejam realizar mudanças e transformações. Preciso alertar que nele você vai encontrar histórias reais, de pessoas que conquistaram resultados, mas que também ultrapassaram barreiras e grandes desafios.

Você não precisa provar para ninguém o quanto você é boa. Foque no que você possui de melhor. Concentre-se em seus talentos, em seus dons, na sua história. Pare de se anular e deixe o mundo conhecer quem você é de verdade e o que você tem a oferecer, sem máscaras.

Mulher F*da, sim, você também pode ser escritora e estar no próximo volume do livro “Somos F*das” e, além do mais, estrear como autora da sua própria história. A oportunidade de romper as barreiras que foram impostas pela sociedade está em suas mãos. Você não precisa seguir a multidão. As críticas virão, entretanto você tem a licença de ir na direção contrária.

Lembra quem mandou matar Jesus? Isto mesmo, a multidão.

Por isto, ouse ser você!

 

Catarina Coelho – Idealizadora e CEO da Rede Conexão Mulher.

 

 


PREFÁCIO

O mundo muitas vezes me parece muito acelerado, a ponto de me fazer pensar que eu não tenho tempo nem de respirar. Até que me dou conta que sou eu… sou eu quem determina essa velocidade. Sou eu quem administra meu tempo, minhas escolhas e o meu ritmo. E digo isso sabendo que essa não é apenas uma descoberta sobre meu comportamento, mas um processo cíclico que vivo, movido pela minha vontade de sempre avançar em todos os aspectos da vida. Às vezes eu mesma freio, às vezes a própria vida me apresenta um freio para eu refletir e me reorganizar.

Receber este convite tão querido da Catarina, de prefaciar um livro, é mais um freio que eu precisava. Me fez parar e refletir mais uma vez, minha caminhada até aqui, e como me sinto honrada de fazer parte deste registro, de estar em meio a tantas histórias de conquistas de mulheres empreendedoras tão fortes e inspiradoras, e que agora seguem inspirando tantas outras.

Empreender para mim vai muito além de desenvolver uma vida profissional e competências técnicas para criar nosso próprio negócio.

É desenvolver nossa capacidade de administrar o nosso tempo e as competências necessárias para nos posicionarmos fortes perante à vida em todos os setores, seja o profissional, pessoal ou espiritual. É um exercício diário determinante em nossas escolhas, para traçar um caminho ao encontro da nossa missão de vida e o nosso lugar no mundo.

A minha carreira no mundo artístico me permite conhecer o ser humano nos mais diversos universos. Não apenas sentindo na pele essas diferentes formas de viver, mas conhecendo também histórias fascinantes. Eu sei o quanto é importante conhecer a experiência de outras pessoas para o meu processo de desenvolvimento pessoal. Cada história é única e moldada com infinitas riquezas, vivências particulares e pontos de vista que, mesmo similares ao nosso, são sempre diferentes em algum aspecto. Foram essas histórias que conheci e tenho conhecido ao longo da vida que ajudaram a construir minha forma de pensar, minha personalidade e minha própria vida.

É fundamental que sejamos grandes empreendedoras não apenas na vida profissional mas em casa, nas nossas relações familiares ou amorosas. Em especial, exercer o empreendedorismo enquanto mãe e educadora, considero uma das mais importantes missões, porque educar um ser humano é um dos projetos mais desafiadores que encontrei na vida. Independentemente do que você esteja planejando, agora, nesse exato momento, saiba que o ato de empreender molda quem você é e onde você vai chegar. Não estamos e nunca estaremos só nessa caminhada.

A história de cada ser humano de alguma forma se conecta e constrói a sua. Então valorize sua própria história e inspire-se com as dos outros, e a cada dia ficará surpresa com o que a vida reserva para você.

Danni Suzuki – Atriz, Diretora e Roteirista.