Uma história e um pão de queijo

Uma história real e uma quebra de objeção, para inspirar o começo de um novo ciclo!

Algumas semanas atrás eu assisti uma palestra da equipe da Forno de Minas, empresa mineira que tem como produto carro-chefe o famoso pão de queijo. E a história da sua fundadora, a Dona Dalva, mexeu comigo e me inspirou, de alguma forma. Então decidi trazê-la aqui para compartilhar com vocês!

Dona Dalva é uma dessas mulheres batalhadoras, que nunca teve muita facilidade na vida. Mas que também nunca desistiu (até porque essa não era uma opção). Aos 17 anos ela se casou, logo foi mãe e vivia no interior de Minas Gerais. Mas sua história não seguiu como ela imaginava: aos 31 anos Dona Dalva se viu viúva, com 4 filhos e sem concluir os estudos.

Foi aí que ela se mudou para Belo Horizonte, terminou o Ensino Médio, fez um desses cursos rápidos e começou a trabalhar como corretora de imóveis. Sem ter muito tempo para as tarefas domésticas, ela otimizava o que podia! E uma dessas tarefas otimizadas era a elaboração do pão de queijo: ela fazia grandes receitas e congelava. E claro, seu pão de queijo era muito famoso!

Foi aí que, com o apoio de seus filhos, ela decidiu começar a vender os pães de queijo que fazia. E vocês sabem quantos anos ela tinha quando iniciou essa nova fase? 47 anos de idade.
É isso mesmo: uma mulher viúva, com 4 filhos, que havia cursado apenas o Ensino Médio, começou um projeto do zero e fundou a Forno de Minas com 47 anos. Empresa que hoje tem cerca de 1.200 funcionários e exporta seus produtos para 16 países.

E por que estou compartilhando essa história? Porque ela vai na contramão daquilo que naturalmente pensamos. Porque ela representa uma QUEBRA DE OBJEÇÃO! A Dona Dalva poderia ter seguido por vários caminhos mais comuns, ou mais fáceis. Mas ela acreditou que sempre é tempo de tentar algo novo! Então… por que não?!

E essa história mexeu muito comigo! Porque antes de qualquer coisa, ela é uma HISTÓRIA DE CORAGEM.
Será que é tarde para começar um novo projeto? Será que ainda está em tempo de mudar a rota e seguir um caminho diferente? E esses questionamentos valem para qualquer área de nossas vidas.

A Dona Dalva é a prova de que sempre é tempo de tentar algo novo! Quem não tenta, não erra. Mas também não tem sucesso! E por toda essa coragem e pela história que construiu, a Dona Dalva me inspirou.

E espero que essa história TE INSPIRE de alguma forma também!

Afinal de contas, estamos em um momento que é um convite natural à pausa e reflexão: o começo de um novo ano. E portanto, gostaria que você lembrasse dessa história ao pensar em sua vida, em suas relações, em seus projetos. Enfim, em tudo aquilo que te move e que você se conecta de alguma forma. E que ao final, lembre-se também desse questionamento: “porque não?!”

Assim como nessa história, existem diversas outras “Donas Dalvas” por aí! São histórias de coragem e de pessoais reais, que seguiram apesar do medo e das adversidades. Amanhã você pode ser essa fonte de inspiração para outras pessoas, já pensou nisso? Que você siga em frente, dia a dia, passo a passo. Sempre em movimento!

Por Débora Freire
Para obter mais informações sobre mentorias, cursos e palestras, acompanhe Débora nas redes sociais. Clique aqui e visite o Instagram da nossa colunista.

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *