Neste texto quero provocar uma reflexão sobre porque a busca pelos resultados que queremos precisa passar, antes, por uma mudança de comportamento.
Contudo, esta mudança no nosso jeito de agir e lidar com a realidade (comportamental) só se concretiza, de fato, quando começa em nosso interior.
Para ficar mais claro, convido você a pensar no seguinte: quando você deseja alcançar um objetivo, seja ele qual for, geralmente começa a traçar um plano mental para atingi-lo, não é? Se deseja fazer um curso, realizar uma viagem, sair do emprego efetivo e se tornar empreendedor, enfim, não importa a sua motivação, ela nasce antes, em sua mente.
Pois é também na mente que começam a surgir, tão logo você comece a pensar nos resultados que deseja, uma ‘guerra’ que envolve pensamentos positivos ou esperançosos, e também aqueles que são carregados de pessimismo e negatividade. Todos nós já vivemos situações desse tipo, mesmo pessoas seguras e autoconfiantes já passaram pela fase de se sentirem amedrontadas ou pessimistas em relação a qualquer projeto, sonho ou desafio importante.
Eu costumo ‘dizer’ que os verdadeiros inimigos são os que carregamos intimamente e que são alimentados por estes nossos medos, pensamentos negativos, temores incutidos por nós mesmos e até pelos outros, enfim, são diversos os tipos de aspectos mentais que nos colocam longe dos resultados que buscamos.
Por isso, acredito que antes de qualquer projeto ou empreendimento que você esteja pensando em começar, é preciso que, antes, se disponha a mudar hábitos que estão impedindo você de atingir os resultados que espera alcançar . Esta atitude evitará que, por exemplo, você culpe os outros ou o ambiente por situações e experiências que não ocorreram como gostaria.
Outro ponto que quero destacar é o seguinte: enquanto nossos ‘inimigos’ (aqueles sentimentos limitantes e negativos) estão em nosso interior; nossos aliados estão ‘fora’. Explicando melhor: os aliados dos nossos hábitos inadequados que fortalece a nossa resistência interna geralmente são as pessoas próximas a nós: parentes /amigos/parceiros fazem parte da realidade externa, mas que muitas vezes fortalecem a nossa resistência interna (nosso verdadeiro inimigo) , e para conseguir que estejam do nosso lado, alinhados com nossos objetivos, precisamos estimular esta aproximação nos posicionando de forma assertiva. Como sabemos desde sempre, a evolução humana sempre ocorreu e ocorre, através do apoio mútuo, da união, da força coletiva, principalmente quando os posicionamentos são claros e objetivos.
Com isto quero destacar que quando criamos uma sintonia, uma afinidade conosco e com as pessoas que compartilham dos nossos ideais, projetos e pensamentos, elas se tornam nossas aliadas e não da nossa resistência interna e o caminho que precisamos percorrer em busca dos nossos objetivos se torna menos árido. O contrário disso já sabemos como funciona: quando agimos sem uma motivação íntima ou movidos por sentimentos ruins, não conseguimos nos sintonizar com a positividade e é claro que não conseguiremos também atrair bons aliados e parceiros para o nosso lado.
Tudo isso pode parecer um pouco fantasioso, mas acredite, não é, temos pilhas de pesquisas e estudos, desde os primórdios demonstrando a importância de conhecermos a nossa forma de funcionar e como fortalecemos a nossa resistência interna que facilmente localiza apoiadores externos, e o pior é que isso ocorre de forma sorrateira, e quando vemos o resultado já chegou.
Faça um teste cotidiano, se dê o direito da dúvida, observe seus pensamentos e os sentimentos que estes geram, questione as escolhas de suas realizações e verifique como essa tríade está fortalecendo os seus hábitos inadequados, e a partir dessa consciência expandida tente mudar seus hábitos aos poucos, não alimente pensamentos negativos: eles são os maiores inimigos que você pode ter, pois estão dentro de você, em sua mente.
E não se engane: são eles que determinam seu comportamento e é este que, por sua vez, determina se você será capaz de atrair aliados do seu lado ou da sua resistência e alcançar os objetivos (resultados) que deseja para seus projetos.
Quem é Silvia Sanches?
Mentora sistêmica, especialista em transformação comportamental e liderança empreendedora. Estrategista focada no Desenvolvimento Humano em ações que visam estimular a transformação, a inovação e expansão. Também é palestrante e Business Executive Coach. Para acompanhar o trabalho de Silvia Sanches acesse https://www.instagram.com/silviasanches.oficial/