Obra ajuda a identificar as diversas formas que as crianças e adolescentes, vítimas de abuso sexual, tentam pedir socorro
A psicanalista Cinara Cordeiro lançou o livro Se eu contar, acredite! A obra trata o tema abuso sexual infantil e ressalta a importância de ouvir os pequenos e interpretar cada sinal. “Um assunto que vem a cada dia ganhando um espaço nas mídias sociais, mas na prática poucos sabem identificar ou até mesmo buscar ajuda necessária. Existe um mito que a criança inventava situações de propósito para prejudicar relacionamentos dos pais ou parentes próximos”, explica.
Como identificar?
Cabe aos responsáveis ter um olhar atento às mudanças de comportamentos que são sinalizados dentro de casa e principalmente nas escolas. “É importante questionar: Mas até que ponto uma criança e adolescente poderia criar uma história de dimensões avassaladoras?”, pontua a Psicanalista.
Quando uma criança ao tentar sinalizar um abuso cabe aos responsáveis acreditar e averiguar. “Não existe uma credibilidade às cegas e sim uma forma segura de protegê-la, seja de quem for. Observando principalmente como é o comportamento da mesma e de seu suspeito. Como o próprio título do livro diz: Se eu te contar, acredite e ajude a defender quem não tem defesa própria”, finaliza.
Livro: Se eu contar, acredite!
Autora: Cinara Cordeiro
Editora: CBT- Profissional, gerencial e teológico
Fonte: Cinara Cordeiro, Psicanalista e Terapeuta familiar – @orienta_cinara.