Por que idosos têm dificuldade para confiar no PIX?

Especialista dá dicas de como a terceira idade pode evitar cair em golpes

Por que idosos têm dificuldade para confiar no PIX?

Há mais de um ano, o PIX foi lançado e rapidamente ganhou vários adeptos. De acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), a solução de pagamentos do Banco Central (BC) terminou 2021 com 71% de adesão no país — ainda maior entre usuários mais jovens. Porém, a ferramenta só é usada por 37% dos idosos, público que também é a maior vítima de golpes financeiros.

Idosos são as principais vítimas dos golpes virtuais, que envolvem clonagem ou troca de cartão de crédito e central de atendimento falsa.  Ainda segundo a Febraban, três a cada 10 idosos já caíram no golpe do PIX. “Ainda vivemos um período em que muita gente não possui facilidade em utilizar a internet ou diferenciar o que é seguro ou não”, revela Túlio Iannini, CEO da U4Crypto. 

Os cuidados devem sempre ser redobrados. “Desconfie de links e mensagens de desconhecidos, caso o link seja encurtado, redobre a atenção e evite clicar”, alerta.

PIX Cobrança, facilidade e segurança!

Após o PIX para pagamento, a novidade é o PIX Cobrança, destinado às pessoas jurídicas, a solução funciona de maneira semelhante a um boleto bancário. “Com essa modalidade, o empreendedor emite QR Codes para realizar cobranças imediatas ou com vencimento em data futura, adicionando informações como multa, juros e desconto”, explica Túlio.

Mesmo que o Banco Central tenha criado o PIX Cobrança, muitas instituições participantes do PIX ainda não disponibilizaram o recurso para seus clientes. Para viabilizar o acesso ao recurso, a fintech mineira U4crypto desenvolveu a primeira ferramenta 100% online para as empresas emitirem e fazerem a gestão das cobranças com essa modalidade do PIX. “Com ele é possível a empresa cadastrar os seus clientes por categoria, emitir a cobrança definindo a data de envio, multa, juros e até descontos, caso o pagamento seja feito antes da data de vencimento”, frisa.

Para as empresas aderirem gratuitamente ao sistema, deverão primeiramente baixar o aplicativo de conta digital Receba e Pague, voltado apenas para pessoas jurídicas. O aplicativo é gratuito e não cobra mensalidades ou anuidades, estando disponível em Android ou IOS. Após o download, cadastro e envio da documentação mínima da empresa, o cliente receberá as instruções por e-mail sobre como acessar o sistema de gestão de cobranças com Pix.

Fonte: Túlio Iannini, CEO e Co-founder da U4crypto. Possui mais de 20 anos de experiência em TI e como empreendedor na área. Atuou como Presidente da ASSESPRO-MG e Vice Nacional (Federação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação) entre 2009 e 2012. Participante do programa de aceleração de Startups da ENDEVOR Brasil – Scale Up 2018. É mestrando em Administração com MBA em Gestão da Competitividade e Graduado em Comunicação Empresarial (@u4crypto).

A U4crypto é uma fintech, participante PIX autorizada pelo Banco Central desde outubro de 2020, quando o PIX foi lançado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *