Joyce Ribeiro lança livro e revela a verdadeira Chica da Silva

Por anos, a verdadeira história de Chica da Silva foi deixada de lado para dar espaço a escandalosa e atrevida “Xica da Silva”, uma personagem criada pela ficção e que pouco revelou a personalidade da mulher escravizada que viveu no século XVIII, no Arraial do Tijuco, atualmente, cidade de Diamantina, no interior de Minas Gerais. 

Um lado importante que a jornalista e escritora, Joyce Ribeiro, faz questão que chegue até o público por meio da linguagem acessível de seu livro “Chica da Silva – Romance de Uma Vida”. Uma narrativa romanceada sobre quem, de fato, teria sido Chica da Silva.

“O trabalho diário no jornalismo me fez perseguir a linguagem mais próxima do leitor que eu pudesse alcançar”, explica Joyce Ribeiro. “O desafio no processo de escrita foi manter a riqueza dos detalhes históricos, revelando também os aspectos humanos e menos conhecidos da personagem, com fluidez e buscando o ritmo”.

Diferentemente do que contou a TV e o Cinema Nacional Brasileiro, Chica da Silva não se define pela figura de uma mulher sexualizada e extravagante, personalidade que Joyce Ribeiro, faz questão de desmistificar em seu livro ao revelar uma mulher empreendedora e que dedicou a vida aos cuidados da família.

A obra, que narra também o romance da escravizada com o rico contratador de diamantes e desembargador, João Fernandes de Oliveira, é um relato sobre o racismo e outros preconceitos que estruturaram sociedades, dos quais, a opressão feminina e as injustiças estiveram presentes.

“São inúmeros os preconceitos enfrentados pelas mulheres negras, cria-se um padrão quase sempre distante da realidade. Essas ideias se espalharam por séculos fortalecendo estereótipos e clichês”, explica a jornalista. “Desconstruir esse imaginário, trazer nuances da vida de uma personagem que ficou tão conhecida, em diversos países, também é abrir espaço para a verdadeira voz de mulheres, que desejam ser notadas por aquilo que elas são na essência”.

Acessibilidade e união entre nações

Mais do que revelar aos brasileiros a verdadeira história de Chica da Silva, Joyce Ribeiro quer que outros países conheçam, de fato, quem foi a escrava mais conhecida do Brasil.

Em julho de 2021, a jornalista esteve em Portugal, onde lançou a obra na cidade de Lisboa, e deu início ao projeto que pretende levar “Chica da Silva – Romance de Uma Vida” a outras nações que compartilham a língua e a cultura portuguesa, os países lusófonos.

“A realização de ter meu livro lançado em Portugal foi imensa. A ideia, desde o início, era levar o meu olhar sobre a Chica da Silva para os demais países de língua portuguesa, além de me apresentar como escritora no continente das minhas origens”, explica Joyce. “Esta conexão e a oportunidade de conhecer mais sobre os países unidos pela língua portuguesa me motivaram desde o início do projeto”.

Segundo a jornalista, a próxima etapa é iniciar uma nova excursão e desbravar o continente africano, ação prevista para o segundo semestre de 2022.

 

Quer conferir o que Joyce Ribeiro contou à Rede Conexão Mulher sobre as suas pesquisas relacionadas a vida de Chica da Silva, clique aqui e confira a live da jornalista e escritora no nosso perfil do Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *