Inteligência emocional e tomada de decisão: Como as emoções afetam as suas escolhas?

A inteligência emocional é uma das habilidades mais exigidas na esfera profissional e continua sendo uma habilidade fundamental em muitos aspectos da vida, indo além do ambiente de trabalho alcançando a vida pessoal.

Mesmo diante dessa crescente necessidade, observa-se que a busca por profissionais que detenham essa habilidade ainda é grande, pois ela é uma das maiores influenciadoras de decisões assertivas.

A inteligência emocional é a capacidade de reconhecer, entender e gerenciar as emoções, suas e dos outros. Envolve uma série de habilidades, incluindo autoconhecimento, empatia, autoconsciência, automotivação e relacionamentos sociais. E, por isso, ela é tão essencial quando falamos em tomar decisões assertivas.

Inteligência Emocional no dia a dia

Lidar com emoções é um processo diário. Assim que acordamos, precisamos lidar com as nossas próprias emoções e damos início ao trabalho de lidar e interagir com outras pessoas, surgindo diversos conflitos.

Nosso cérebro é dividido em dois hemisférios: esquerdo – razão e direito – emoção, o equilíbrio entre RAZÃO E EMOÇÃO = INTELIGÊNCIA EMOCIONAL.

Aprender a gerir nossas reações com base nesse equilíbrio pode ser uma tarefa muito complexa, pois possuímos programações (crenças) que nos fazem reagir e decidir de forma automática às situações, vejamos:

Se você tem uma crença negativa sobre receber feedbacks, sobre ter seu trabalho corrigido, sobre ser questionado sobre a sua forma de praticar determinadas atividades e tarefas, provavelmente, não receberá bem qualquer tipo de feedback que questione ou tenha o cunho de corrigir suas ações, isso pode gerar conflitos ou até mesmo uma desmotivação.

E para ficar ainda mais claro, no dia a dia, quantas vezes você vê pessoas que não reagem bem (talvez você seja essa pessoa) à uma “fechada no trânsito”, a pessoas “furando filas” em supermercados ou bancos, aos filhos fazendo birra, dentre tantos outros exemplos.

Todos esses exemplos estão ligados diretamente à nossa forma de receber, processar e reagir a situações conflituosas ou desafiadoras. Será que você consegue, diante de uma situação como essas, parar, refletir de forma racional, lidar com suas emoções e somente após isso, reagir ou você é aquela pessoa que reage imediatamente e extravasa suas emoções, independentemente de qualquer consequência?

Acredito que tenha ficado claro o poder de influência da inteligência emocional nas nossas vidas, mas vale a pena reforçar: a forma como agimos e reagimos geram resultados e quando nós conseguimos realmente agir e reagir de forma assertiva às situações diárias, sejam desafiadoras, conflituosas ou imprevistas, alcançamos os resultados que realmente desejamos!

Tomada de decisões assertiva

Tomar decisões nem sempre é uma tarefa simples! E sabe o que é mais interessante? Nós estamos decidindo a todo momento. A partir do momento que acordamos, passamos a decidir sobre todas as nossas ações e nem sequer reparamos nisso.

Se você está lendo esse artigo, você decidiu fazer isso, ainda que não tenha feito uma grande reflexão, pontuado ou analisado com calma, você simplesmente decidiu que deveria ler!

E assim acontece com a maioria das nossas decisões, nós, simplesmente, não decidimos de forma consciente, apenas tomamos a decisão de forma automática e seguimos o nosso dia a dia.

Nossas decisões são pautadas pelas nossas crenças (programações instaladas em nossa mente) e, por esse motivo, muitas vezes apenas “sabemos” como decidir, sem precisar refletir a respeito.

Somos levados pelas nossas crenças e emoções momentâneas, sem ao menos haver de nossa parte um desejo de ponderar e analisar a situação com calma.

Já falamos que nosso cérebro é formado por dois hemisférios – RAZÃO E EMOÇÃO – e que o equilíbrio entre os dois é essencial, em especial quando falamos em decidir da melhor forma possível.

A grande questão é que como não refletimos antes de decidir, sempre seguimos um padrão decisório, mas será que ele reflete a melhor escolha para aquela situação?

A falta de consciência e presença com relação às nossas decisões podem gerar diversos conflitos e nos gerar resultados negativos.

A grande tarefa que temos é aprender a lidar com as situações e tomar consciência sobre a necessidade de avaliar antes de decidir. É necessário sim, em alguns casos, desenvolver um processo decisório ponderado e assertivo, e para isso, algumas ações podem te auxiliar:

1- Evite a impulsividade

Não deixe que as suas emoções e reações imediatas prevaleçam diante de uma situação que demanda uma decisão complexa. Pondere, avalie e decida com calma.

2- Enxergue a situação como uma visão externa

Permita-se visualizar a situação de como expectador, como um terceiro estranho e sem interesses. Se precisar ou se sentir confiante, peça a opinião e pondere com pessoas de sua confiança.

3- Avalie a situação de forma 360º

Busque entender a situação de forma completa, tenha a clareza sobre as decisões possíveis, avalie os pontos positivos e negativos dessas decisões e só então, de posse de todas as informações, consequências e resultados possíveis, decida.

Mudar padrões decisórios não é uma tarefa fácil, mas necessária. Se você quer se desenvolver e alcançar os seus resultados desejados, aprender a tomar decisões de maneira clara, consciente e assertiva é o seu melhor caminho, eu te garanto!

Desenvolver um novo padrão de crenças e de tomada de decisões que gera resultados, pode se tornar um processo bem mais fácil, simples e assertivo através dos processos de mentoria, treinamentos e coaching, que te auxiliam a se autoconhecer, se conectar com sua essência, fortalecer a sua inteligência emocional e desenvolver os seus recursos, possibilitando melhores resultados em todas as áreas da sua vida.

Invista no seu desenvolvimento pessoal, tome decisões cada vez mais assertivas em sua vida pessoal e profissional e alcance os resultados profissionais, pessoais e financeiros que você tanto deseja.

Dayane Nascimento

Treinadora e Mentora de Carreiras. Embaixadora Nacional do Mulheres de Resultados, autora do livro “Carreira com propósito: Desbloqueie a felicidade, a prosperidade e a abundância em sua vida” (Haikai Editora)

https://instagram.com/dayanenascimentov
https://instagram.com/mulheresderesultadosoficial
https://www.youtube.com/dayanenascimentov

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *