E com a guerra na Ucrânia, Portugal ainda é um bom destino para imigrar?

Guerra, inflação, aumento de preços e dos juros, este é o cenário que Portugal e a Europa vivem hoje. Será mesmo que o país ainda é um bom destino para imigrar?

Sou Eduarda Rodrigues da Silva, portuguesa, de alma carioca, advogada e coach. Vivi 21 anos no Brasil, onde atuei por 14 anos exclusivamente como advogada. Sou especialista em imigração e nacionalidade portuguesa. Atuei como advogada em direito empresarial e Internacional.

Quando retornei a Portugal, em 2016, foquei somente na imigração de brasileiros, nacionalidade e vistos. Trabalho também como coach de pessoas que querem se desenvolver e conhecer melhor, acredito que tudo o que precisamos está dentro de nós.

Atualmente, Portugal vive os efeitos da guerra na Ucrânia. Há mais de 30 anos não se ouvia falar em inflação por lá. Sobre o aumento de preços diariamente nos supermercados? Nunca havíamos passado por isso. Assim como não o aumento dos combustíveis, semanalmente, também era uma realidade muito distante da população portuguesa.

Apesar de os dados dizerem que a economia tem melhorado, que o desemprego tem diminuído, a realidade que presencio, diariamente, não é essa. Vejo as pessoas a comprar menos, a cesta básica já diminuiu em quantidade e os produtos não são os preferidos, ao contrário, agora são os mais baratos. A pesquisa de preços, que antes da pandemia era impensável, tornou-se uma prática.

Os preços dos aluguéis continuam muito elevados em relação aos salários que se praticam em Portugal. Fazer renda extra não era uma realidade para os portugueses que já começam a ter que pensar nisso.

Quando algum cliente faz uma consultoria para começar a planejar a viagem para Portugal, a primeira pergunta que faço é: como é a sua vida hoje no Brasil? Tem casa própria, tem emprego, sabe da real situação econômica em Portugal?

Não adianta vir para Portugal, ter segurança, e não ter emprego, não ter dinheiro para pagar um aluguel, não ter dinheiro para comprar o básico. Cada caso é um caso, por isso a consultoria que ofereço para aqueles que desejam vir para Portugal  é muito realista.

Portugal não é um país onde tudo são flores, não é um país onde tudo funciona como as pessoas idealizam. Por lá, em alguns aspectos relacionados ao Brasil, temos problemas e dificuldades. Portugal está sim bem atrasado. Posso citar como exemplo a tecnologia, a justiça, a burocracia. Pasmem, mas é verdade. Como advogada, posso dizer que é mais fácil, prático e rápido advogar no Brasil do que em Portugal.

Então não se iludam. Se é o vosso sonho, venham, mas planejem tudo direitinho e lembrem-se que a incerteza na Europa, hoje, é enorme. Não sabemos o que poderá acontecer no próximo ano.  

@eduardasilva_advogada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *