No dia 25 de julho celebra-se o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha. A data foi oficializada no ano de 1992 no 1º Encontro de Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas, em Santo Domingo, República Dominicana. O encontro, além de propor a união entre essas mulheres, também tinha como objetivo denunciar o racismo e machismo enfrentados por mulheres negras. No Brasil, a data também estabelece o Dia Nacional de Tereza de Benguela, com o propósito de trazer visibilidade para o papel da mulher negra na história brasileira, para além da celebração.
Apesar dos esforços, as desigualdades trazidas pelo racismo e machismo ainda são intrínsecos à realidade brasileira e afetam as diversas esferas pessoais e públicas. No empreendedorismo, 60% das empreendedoras brasileiras são mulheres negras, contra 37% de brancas, 2% de descendência asiática e 1% de origem indígena, como aponta a pesquisa “Mulheres empreendedoras e seus negócios”, realizada pelo Instituto Rede Mulheres Empreendedoras (RME).
Esse cenário expressa a potência econômica das mulheres pretas no que tange a produção, geração de renda e inovação para o mercado brasileiro. Ainda assim, as dificuldades enfrentadas por esses empreendimentos são notáveis, desde a falta de recursos até falta de capacitação para gerar crescimento e independência financeira para esse grupo.
Para sanar essa lacuna, surgem iniciativas de capacitação e empoderamento profissional com foco e/ou prioridade voltada a empreendedoras negras, propondo soluções com metodologias práticas e que compreendem os desafios dessa parcela da população.
Conheça algumas abaixo:
Projeto Tamo Junta
Com turmas online e presenciais em formato itinerante, o curso gratuito realizado pela Aliança Empreendedora beneficiará 5 mil mulheres negras que tenham um pequeno negócio em diversas regiões de São Paulo.
O conteúdo do curso foi desenvolvido para descomplicar termos técnicos através de uma linguagem simples e para dar ênfase a dicas e práticas que podem ser aplicadas à realidade de micro e pequenos negócios, com foco em habilidades de gestão e tópicos como Marketing e Vendas e Precificação para contribuir com o fortalecimento e empoderamento econômico do público atendido.
Além das capacitações, as mulheres que concluírem o curso terão a oportunidade de participar de uma mentoria com especialista. Serão ofertadas 500 mentorias individuais, divididas em até 4 encontros semanais, que auxiliarão no desenvolvimento de um plano de ação personalizado para melhorias nos negócios.
Ao finalizar a mentoria, as empreendedoras poderão destravar um benefício específico para seus negócios, de acordo com suas necessidades. Elas poderão escolher entre um Kit mídia, com criação de logo e identidade visual para as redes sociais, horas de assessoria com especialista em Marketing Digital ou horas de consultoria em Gestão Financeira.
Para se inscrever nas próximas turmas presenciais e/ou via Whatsapp, acesse: http://tamojunta.com.br.
Empreenda Syn
Em parceria com o Instituto SYN, a Aliança Empreendedora irá capacitar 400 microempreendedores nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, e suas respectivas regiões, por meio de um curso online gratuito desenvolvido especialmente para o WhatsApp.
Com uma metodologia inovadora, a capacitação por WhatsApp prevê uma formação sobre temas diversos de gestão, desde relacionamento com fornecedores a planejamento, capital de emergência e crédito para negócios. A proposta é facilitar o acesso dos empreendedores aos conteúdos, no momento e horário que for mais adequado para cada um, e ao mesmo tempo estimular a troca de experiências e formação de rede dentro do grupo.
As inscrições já estão abertas no link https://evento.aliancaempreendedora.org.br/empreenda-syn
Para se inscrever, basta residir ou ter um negócio em qualquer área, formalizado com CNPJ ou não, na Bela Vista, Santo André e região do ABC, em São Paulo.
As próximas turmas estão previstas para acontecer entre os dias 18 e 25 de setembro para as(os) empreendedoras(es) que moram e/ou têm um negócio nos arredores do Canindé, Vila Pirituba e regiões próximas, em São Paulo, além da Barra da Tijuca e Zona Oeste, no Rio de Janeiro.