Bom seria se desistíssemos de um sonho e esse sonho sumisse de nossa mente, se assim fosse, nunca mais sentiríamos vontade de realizá-lo, assim seria fácil. Mas não é isso que acontece. Quando a vontade de realizar vem, nós podemos não fazer nada e ignorá-la, mas vez por outra, ela, “a vontade,” vai ressurgir. Enquanto não tomarmos uma ação, uma atitude o sonho vai ficar latente, porque são os sonhos que dão sentido a nossa vida.
A vontade de concretizar um desejo não morre, ela apenas fica adormecida por um tempo, e se desistirmos, com o passar dos anos, certamente iremos olhar para trás e nos perguntar como teria sido a nossa vida se tivéssemos tentado. Essa frustração da vontade não suprida e do sonho não realizado, nós levamos pela vida. Quando realizamos nosso desejo, sempre virá outro e mais outro, isso é muito bom porque vai nos dando ânimo para acordar todos os dias.
É de realização em realização, mesmo que seja de uma pequena vontade, que vamos sentindo amor pela vida e alegria de viver. Se realizar dá prazer, contentamento e sabor a nossa vida, o contrário também é verdade, ou seja, uma vida sem realização é sem graça e insossa. Autovalorização é uma das coisas mais importante que devemos cultivar, somos capazes de realizar qualquer desejo, mas se não acreditarmos em nossa capacidade, não sairemos do lugar. Para quê esforço se acreditamos que é impossível conseguir o que sonhamos?
Muitas pessoas não têm muitos recursos, mas estão aí animadas, acreditando no próprio potencial e seguindo em frente. Essa busca pela realização pessoal é o que as dá forças para seguir com a certeza que vão conseguir o que desejam porque elas não desistem frente a uma dificuldade. Quanto mais difícil for uma realização, maior será o sabor da vitória. Se deixarmos a vida passar, um dia iremos olhar para trás desejando que o tempo volte para fazermos tudo diferente.
Eu vi isso acontecer com a minha mãe que tinha o hábito de ficar pensando sentada em um canto, ela ficava calada por um tempo e depois começava a conversar sozinha como se respondesse uma voz dentro de sua cabeça, dizendo que a vida era difícil, ela lembrava e falava sobre os seus sonhos de juventude, do que gostaria de ter feito e não fez. Ela falava que o tempo havia passado para seus sonhos, e eu me perguntava: “Será que sonho tem prazo para ser realizado?”.
Quando entrei para a adolescência a minha mãe começou a me dizer: Menina, você precisa pensar no dia de amanhã! Menina, você tem que pensar no futuro. Eu já tinha decidido que não queria pensar, se eu pensasse ficaria igual a ela, decidi que só agiria sentindo. Tudo que eu faço é sentindo. Não sou de ficar analisando para agir. Quando a gente começa a pensar, um pensamento leva a outro pensamento, e a outro, a nossa mente cria grandes ilusões e nós acreditamos como se o que pensamos fosse realidade.
Por muito pensar, muitas vezes, não saímos do lugar porque ficamos com medo do que poderá acontecer lá na frente, nada nos garante que o que pensamos irá acontecer. Nós precisamos ter alguns critérios em nossa vida, por exemplo, precisamos dizer não quando necessário. Falar não, desagrada, mas enquanto agradamos o outro, estamos nos desagradando. Também pode ser necessário sair de onde estamos e seguir em outra direção.
Uma grande vitória requer uma grande decisão. Mas, quando sabemos que é hora de ir? Quando sentimos que não temos mais nada para dar onde estamos, nossa energia comunica, precisamos prestar atenção em como estamos nos sentindo. Quando nossa energia não está boa onde estamos, quando sentimos mais tristeza do que alegria, este não é o momento de ficarmos analisando, analisar é coisa do ego.
Sempre sonhei em escrever livros, e nunca dei ouvidos a quem me disse que eu não conseguiria. Eu só não era conhecida, mas me tornei escritora aos doze anos de idade, eu sentia que realizar o sonho de publicar meus escritos, era apenas uma questão de tempo. Foi vendo minha mãe reclamar de seus sonhos não realizados que comecei a escrever e nunca mais parei, escrever me ajuda a expor melhor os meus sentimentos. Escrever este artigo é a prova de que sonhos se realizam se nós acreditarmos que podemos.
Me sinto honrada cada vez que tenho a oportunidade de escrever, minha mensagem é que todos os dias nasce um dia que ninguém viveu nos dando a oportunidade de caminhar em direção a concretização dos nossos sonhos. Não adianta o mundo querer que você realize se você não quiser sair do lugar, mas se você quiser, você pode realizar qualquer coisa e ninguém poderá se opor.
Confie em sua capacidade e siga em frente!
Adriana Coelho é empreendedora, escritora e palestrante certificada em Portugal. Mentora e Coach na Categoria Self e Life. Compartilha suas experiências no canal Youtube Adriana Strella e no perfil do @adrianastrellaoficial