Como programar a sua mente para querer emagrecer

Se você já tentou fazer dieta para emagrecer, mas nunca conseguiu atingir seu objetivo, provavelmente seu maior inimigo é sua própria mente. Emagrecer não é uma tarefa tão complicada assim: basta comer os alimentos certos em qualidade e quantidade ajustadas individualmente. Mas por que será que sua mente te impede de manter o foco necessário para alcançar seu objetivo? 

O cérebro comanda o nosso corpo e guarda diversas informações sobre o nosso comportamento por um tempo indeterminado. Por exemplo, quando você costuma repetir frases como “eu não vou conseguir emagrecer”, “eu não gosto de fazer exercícios” ou “deixa dieta para depois”, o seu cérebro entende isso como regra. Assim, você logo se sente desanimada para continuar no processo. Entretanto, quando os nossos pensamentos estão motivados a conquistar o emagrecimento, conseguimos ter mais foco e seguir firme nesse processo.  

O componente psicológico é um dos mais importantes no processo de reeducação alimentar e perda de peso. É preciso desvincular a comida como algo que preenche uma condição emocional, trabalhar o comprometimento, aceitação, flexibilidade e a disciplina para que aconteça a mudança que você tanto deseja. É preciso treinar a mente. 

Em um primeiro momento, a mudança necessária no estilo de vida pode ser percebida como uma privação, o que gera ansiedade e pode sabotar o seu progresso. É preciso entender também que toda mudança demanda tempo, é preciso ter paciência e ser consistente. Para auxiliar nesse processo e manter o foco, elaborei alguns pontos capazes de tornar o psicológico aliado do seu emagrecimento:

Escreva seus objetivos

Anote o seu objetivo e prazo, faça uma lista com todos os motivos pelos quais você quer chegar ali. Isso irá auxiliá-la diariamente a manter o foco

Pratique o autoconhecimento

Você precisa reconhecer seus pontos fortes e fraquezas. Só assim conseguirá utilizar as ferramentas necessárias para seguir com seu processo de reeducação alimentar. Algumas pessoas gostam muito de doces, outras têm preguiça de se exercitar. Saber disso permite que você crie estratégias para atacar os pontos fracos.

Medite

A meditação é uma prática simples, não custa nada e está ao alcance de todos. Ela acalma a mente e traz benefícios como redução do estresse e ansiedade. 

Faça um diário alimentar

O diário alimentar é uma ferramenta bastante eficaz para identificar os hábitos alimentares e verificar o que pode ser melhorado para que se tenha uma vida  mais saudável. Assim, é importante anotar todas as refeições, incluindo o horário em que comeu, o alimento consumido e a quantidade, também se está realmente com fome ou é apenas vontade de comer. A ideia é observar o que você come e ter consciência de sua alimentação. O ato de escrever é um ótimo exercício cognitivo que põe o cérebro e a memória para trabalhar. 

Acreditar no seu potencial

Acredite que é capaz, acreditar em si mesmo é um grande passo na caminhada em busca dos seus objetivos. E por mais difíceis ou impossíveis que eles pareçam, é necessário nunca desanimar, se cair, levante-se e siga em frente. Escreva frases de motivação e tenha essas frases sempre em mente. 

Evite se pesar todo dia

Isso só gera mais ansiedade, o emagrecimento não é um processo linear e os resultados não são imediatos, é preciso ter paciência. O importante é estar evoluindo passo a passo rumo ao seu objetivo. 

Valorize as conquistas

Pequenos passos somados tornam-se grandes conquistas. Comemore cada aprendizado, cada passo, seja ele do tamanho que for. Some as pequenas conquistas e verá que você tem motivos para comemorar.  

Não foque somente na aparência estética 

Lembre-se que a saúde deve vir em primeiro lugar. Compare você “de hoje” com você “de ontem” e valorize a sua evolução. Seja a sua melhor versão. 

Pratique novos padrões de comportamento

Como seres humanos estamos em constante mudança, portanto é fundamental sair da zona de conforto para evoluir. Introduza novos hábitos gradativamente e observe a mudança acontecendo, mude aos poucos. Devagar se vai ao longe. 

Se você continuar fazendo tudo do mesmo modo, os resultados obtidos serão os mesmos. Faça diferente!

Ana Damoulis

Nutricionista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *