Vou te fazer uma pergunta: quantas oportunidades você já perdeu porque tinha medo de errar?
Quantas vezes você se pegou duvidando de si mesma, pensando que não estava pronta, que precisava de mais um curso, mais um certificado, mais um sinal do universo para dar o próximo passo?
A verdade é que empreender exige coragem. Não existe crescimento sem erro, sem tropeço, sem aqueles momentos em que a gente se pergunta: “O que é que eu tô fazendo?”. Mas o que separa quem avança de quem fica presa no medo é a mentalidade de crescimento.
E, se hoje você sente que o medo de errar está te travando, eu quero te mostrar que é possível mudar isso. Vamos juntas?

O que é mentalidade de crescimento?
Imagine duas empreendedoras. A primeira acredita que ou você nasce talentosa para os negócios ou não. Se algo dá errado, ela pensa: “Tá vendo? Eu não sou boa o suficiente”. Ela evita desafios, desiste fácil e tem medo de tentar coisas novas.
A segunda vê os desafios como oportunidades de aprendizado. Se algo dá errado, ela pensa: “Ok, o que posso aprender com isso?”. Ela se permite errar, porque sabe que cada erro a aproxima do crescimento.
A primeira tem uma mentalidade fixa. A segunda, uma mentalidade de crescimento.
Essa diferença muda tudo. E a melhor parte? Mentalidade de crescimento é treinável.

Como treinar sua mentalidade para crescer (sem medo de errar)
- Substitua o “eu não sei fazer” por “eu ainda não sei”
O “ainda” muda tudo. Ele abre espaço para aprendizado. Então, da próxima vez que pensar “Eu não sei como vender”, troque por “Eu ainda não sei vender como gostaria, mas estou aprendendo”. Pequena mudança, grande impacto.
- Aceite que errar faz parte do jogo
A única forma de não errar é não tentar. E se você quer crescer, precisa jogar. Todo grande negócio, toda mulher empreendedora que você admira, já passou por erros, ajustes e recomeços. O erro só é um problema quando você desiste por causa dele.
- Mude seu foco: do medo para a oportunidade
Sempre que sentir medo de errar, pergunte-se: “Se eu não tentar, o que eu perco?”. Muitas vezes, o risco de ficar parada é maior do que o risco de dar um passo e aprender com ele.
- Cerque-se de pessoas que pensam grande
Se você convive com quem só vê problemas e tem medo de sair da zona de conforto, é difícil desenvolver uma mentalidade de crescimento. Esteja perto de mulheres que acreditam no impossível, que encorajam, que erram e seguem em frente.
Aliás, é por isso que a Rede Conexão Mulher existe. Para ser um espaço onde você encontra inspiração, apoio e coragem para crescer.

O próximo passo é seu
Agora me conta: o que você faria hoje se não tivesse medo de errar?
O primeiro passo para desenvolver uma mentalidade de crescimento é decidir que você não vai mais deixar o medo te travar. Porque o erro não define seu valor. O erro é só um degrau na escada do crescimento.
E eu te garanto: você é muito mais forte do que imagina.
Vamos juntas?