Alice e o gato cansado

Um momento para parar e pensar nos princípios que guiam as decisões e caminhos da sua marca!

Alice e o gato cansado

Geralmente, quando uma pessoa decide abrir um negócio, faz isso ou porque estudou aquilo na faculdade, porque trabalhou com algo do tipo em algum momento da sua vida, porque acha que aquele pode ser um negócio promissor ou porque “lá no fundo”, sabe que faz aquilo bem (como uma amiga psicóloga que tenho, ela decora casas como ninguém e hoje tem um negócio de artigos de decoração).

Pois bem: eu DUVIDO muito que essa pessoa, antes de abrir seu negócio, sente-se à mesa com papel e caneta e fale: “agora eu vou escrever aqui qual a razão do meu negócio existir, onde eu quero chegar e quais são os valores que eu prezo!”

É, tem umas pessoas “fora da curva”, que pensam nessas coisas e se estruturam antes de abrir as portas (sejam elas físicas ou não). Mas vou contar para vocês que, provavelmente, elas também fizeram administração de empresas ou têm alguma formação gerencial. E sabe por quê? Porque dificilmente alguém pensará nisso ao dar seus primeiros passos, simplesmente por não saber da importância dessas definições ou como fazê-las.

E é por essas e outras que estou aqui! É esse o tema da coluna de hoje: missão, visão e valores de um negócio. E eu vou te mostrar a importância de definir esses princípios, mesmo que a sua empresa já exista há 10 anos ou esteja ainda no plano das ideias.

Então vamos lá: você já parou para pensar quais são os problemas que a sua marca resolve? E quando eu falo de marca, pode ser uma empresa com vários funcionários, ou a famosa EUpresa: você com você mesma.

E agora, como você resolve esses problemas? Como você leva o seu cliente do ponto que ele está hoje para o ponto que ele deseja ir? Pois é, a razão do seu negócio existir está aí, no meio dessas respostas. É o famoso “propósito”, que está meio cansado, eu sei. Mas que nada mais é do que a sua proposta de valor.

É algo que vai além de vender roupas, pintar quadros, ensinar exercícios ou fazer um bolo. É a forma como a sua marca, através do que ela acredita, entrega valor por meio de um produto ou serviço. E essa é a MISSÃO da sua marca! Aquela missão, que parece tão longe do empreendedor da vida real e tão próximo de alguém que sabe tudo de marketing, na verdade é algo que está aí, dentro de você.

Ok, entendido! E quais são aqueles princípios que a sua marca tem e que guiam seu comportamento? Aqueles que refletem a forma da sua marca fazer o que ela faz tão bem, com seu jeito único? Pode ser algo relacionado a praticidade, modernidade, sustentabilidade, paixão, integridade. Enfim, são aqueles princípios que traduzem o seu negócio e a forma singular dele entregar valor, através de palavras chaves. Pois é, esses são os VALORES da sua marca. E eles devem ser poucos, bons e fortalecidos dentro da cultura do seu negócio diariamente!

Sabendo qual a razão do seu negócio existir e quais são aqueles valores que transmitem o que sua marca acredita e é, está na hora de pensar o seguinte: onde você quer chegar com o seu negócio? O que você quer alcançar? Essa é uma pergunta difícil, eu sei (na verdade, todas elas são e demandam uma boa dose de reflexão). Mas que nos faz pensar naquele gato já tão cansado de ser parafraseado, coitado. O amigo da Alice no País das Maravilhas, que disse aquela famosa frase: “se você não sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve.” E eu te convido a pensar para onde você quer ir com o seu negócio daqui há 5 anos. Essa vai ser a VISÃO do seu negócio, aquele lugar que você quer chegar. E essa visão deve ser desdobrada depois em objetivos, até chegar nas tão faladas metas! Mas esse é tema para outro dia!

Ah, e lembrando que a visão do seu negócio não necessariamente deve falar sobre ser a maior empresa do seu segmento, a líder de mercado ou aquela que quer tentar dominar o mundo. Se for, tudo bem! Se estruture e vá em frente! Mas se não for, tudo bem também. Como diz uma amiga minha, não precisa ser grande para mostrar a sua grandeza. Portanto, o importante é que a sua visão traduza as suas expectativas em relação ao seu negócio. E a partir daí, é estruturar o “como” chegar lá!

Esses são os tão falados MISSÃO, VISÃO e VALORES do seu negócio. Que eu gosto de chamar carinhosamente de PRINCÍPIOS NORTEADORES. Afinal de contas, eles nada mais são que aqueles princípios que irão guiar suas decisões e os caminhos que a sua marca irá seguir.

E se você tem uma empresa e ainda não definiu seus princípios, sem problemas! O hoje é sempre um ótimo momento para começar algo que a gente sabe que precisa ser feito.

E que você siga em frente, dia a dia, passo a passo. Sempre em movimento!

Por Débora Freire
Para obter mais informações sobre mentorias, cursos e palestras acompanhe Débora nas redes sociais. Clique aqui e visite o Instagram da nossa colunista.

2 respostas

  1. Débora, parabéns!!!!!
    Gosto de tudo que vc escreve, queria parabenizar e desejar que nunca lhe falte inspiração.
    Continue escrevendo e nos daqui leremos com muito prazer. Abraços!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *