Estamos no primeiro mês do ano e, com ele, algumas pessoas aproveitam para revisar e colocar em prática seus planos escritos no final do ano. Janeiro também é o mês da campanha que visa conscientizar a importância da saúde mental, denominada “Janeiro Branco”. No entanto, é importante desenvolver ações que visem o cuidado e o bem-estar da população não apenas no mês de janeiro, mas em todos os meses do ano.
O cuidado com a saúde mental, muitas vezes, é deixado de lado pela incompreensão de como é importante estar em dia com sua saúde mental. Para alguns, mesmo nos dias de hoje, quem vai ao psicólogo ainda é taxado como “ louco” ou, necessariamente, faz uso de algum tipo de medicamento controlado. Ambas as ideias são MITO.
Assim como o cuidado com a alimentação, baseada numa dieta balanceada e de acordo com sua necessidade, beber bastante água e praticar exercícios físicos, também é importante manter a qualidade de vida e o bem-estar no dia a dia e, fazer psicoterapia também é imprescindível, afinal, se sua saúde mental não está em dia, todo o corpo tende a ficar mal.
Já diziam que os orientais: mente sã, corpo são. Se sua mente anda agitada, com preocupações excessivas e problemas a serem resolvidos, dentre outras coisas que podem tirar a sua paz, muito dificilmente você terá a saúde do seu corpo em dia, já que tudo está interligado.
Atualmente, com o início da pandemia, começaram também alguns debates sobre a importância de manter-se bem mesmo em período de isolamento social, com isso, a saúde mental ganhou uma nova forma de ser abordada e algumas pessoas passaram a compreender como é importante aprender a se conectarem com suas emoções e compreender como elas podem ser usadas para ajudar a superar um momento difícil e delicado.
Que possamos cotidianamente falar sobre saúde mental sem o peso dos tabus ou dos preconceitos. Que possamos embarcar de cabeça na busca pelo autoconhecimento para, assim, construir uma vida com mais significado, mais plena e realizada.
O que você está esperando para começar a se cuidar?
Não perca mais tempo! Comece, hoje ainda, a fazer a diferença na sua vida. Sempre será por você!
Edna Oliveira é Psicóloga clínica e trabalha, atualmente, com abordagem centrada na pessoa e desenvolve um projeto voltado para autoestima de mulheres com objetivo de ajudá-las a aceitarem o próprio corpo ou alternativas para viver de forma mais leve e construtiva, diante do padrão de beleza que escolheram para si própria.
Instagram: @psicologaednaoliveira