Arquiteta dá dicas de como otimizar o espaço
Com o natal se aproximando, aumenta o desejo das pessoas se reunirem após o avanço da vacinação, principalmente, os mineiros que cultivam uma culinária rica que passa por várias gerações. “Hoje, muita gente está resgatando memórias afetivas, são cozinhas funcionais, com materiais práticos, mas sem deixar de lado a tradição familiar”, revela a arquiteta Germana Lara.
Para reunir ou até mesmo colocar em prática os dotes culinários, logo, precisa de um espaço que dê para guardar os materiais e que as pessoas possam se locomover de forma confortável. “Mesmo quem tem uma cozinha pequena, é possível otimizar o espaço por meio da distribuição dos móveis, claro, levando em conta as preferências do cliente, explica.”
O que fazer em cada caso?
Germana conta que cada pessoa tem uma necessidade e a profissional elabora o serviço ideal. “Algumas estão com tudo pronto é só querem otimizar o espaço, já outras, querem começar do zero. Não tem uma regra, cada caso é preciso ser analisado para saber o que fazer de forma organizada e prática”, exemplifica.
Para facilitar e esclarecer como deixar a cozinha perfeita, ela levantou algumas situações e a solução delas. Veja:
Quem deseja cozinhar com todos à volta, a ilha é a melhor opção – atenção para o espaço, pois deve ter circulação mínima de 90 cm em volta. Na cozinha, é ideal manter um fluxo onde primeiro se armazena na geladeira, bancada de preparo que não pode ser a mesma da pia, e depois o fogão.
Para aqueles que procuram mais harmonia, a dica é mesclar uma base neutra como pisos cimentados, e revestimentos coloridos que podem ser ladrilhos ou até revestimentos que fazem essa releitura com estilo moderno usando formas geométricas. Hoje, é possível encontrar revestimentos rústicos que imitam o antigo piso de cimento, são mais práticos de limpar por não serem porosos e além disso não trincam como os cimentos antigos.
Já quem quer deixar mais aconchegante, o ideal é colocar quadros decorativos, ter também um quadro onde você possa além de anotar coisas que faltam para casa um recadinho carinhoso para alguém.
E aqueles que querem dar uma nova cara sem o risco de quebrar, pode usar em cima da própria bancada ou paredes, um acabamento de cimento queimado que é resistente à água.
Fonte: Germana Lara é arquiteta e está há 15 anos à frente do escritório Larc Arquitetura, em Belo Horizonte. Sua equipe desenvolve projetos residenciais com objetivo de realizar os desejos e sonhos de seus clientes com excelência, além de projetos comerciais focados no público e propósito das empresas.