Liberdade financeira precisa ser conquistada

É muito curioso ver alguém que toma decisões usando o dinheiro de outra pessoa. E minha grande preocupação é saber quanto tempo isso vai durar. Se o dinheiro não está no seu nome, ou em um contrato, ele não é seu.

Você que me conhece, sabe que sempre defendo o direito de escolha. E foi justamente por isso que escolhi ensinar mulheres a gerenciar melhor o próprio dinheiro, pois acredito que a liberdade financeira feminina é fundamental por uma série de razões que impactam não apenas as mulheres individualmente, mas também suas famílias, comunidades e a sociedade como um todo.

Quando você tem o seu próprio dinheiro, você tem autonomia sobre sua própria vida. Isso significa que você tem a capacidade de tomar decisões importantes, como onde morar, o tipo de educação que deseja ter, quando se casar ou ter filhos, e até mesmo em situações de saúde. Quando você tem controle sobre suas finanças, você se torna mais livre para moldar seu próprio futuro.

Vemos no dia a dia, nos jornais, na televisão e nas redes sociais que a dependência financeira pode ser uma fonte significativa de desigualdade e até mesmo de abuso em relacionamentos. Quando temos os nossos próprios recursos não precisamos depender de parceiros ou de outros membros da família para atender às nossas necessidades básicas.

Isso cria um equilíbrio de poder nos relacionamentos, reduz a vulnerabilidade e a situações de abuso. Sem falar que mulheres com controle sobre seu próprio dinheiro têm mais oportunidades de buscar educação, treinamento profissional e empreender. Isso pode levar a uma maior representação feminina em todos os setores da economia.

Quando falamos sobre futuro, é praticamente impossível não pensar na aposentadoria. Muitas pessoas relacionam essa palavra a “velhice”. Eu relaciono a boas escolhas para o futuro. O ideal seria planejar a nossa aposentadoria logo no primeiro ano de trabalho. E assim ter a liberdade de escolher quando parar de trabalhar e viver dos frutos do nosso bom planejamento.

Nós mulheres, em média, vivemos mais do que os homens e, portanto, precisamos de mais recursos financeiros para cobrir os anos de aposentadoria. Se não estivermos bem preparadas financeiramente, poderemos enfrentar dificuldades econômicas no final de nossas vidas, e acredito que não seja esse legado que eu e você gostaríamos de deixar para as gerações futuras: filhas, sobrinhas, primas e amigas.

Não preciso ser especialista em crianças para saber que aquelas que crescem vendo mães, tias, avós e amigas independentes, responsáveis por suas próprias vidas e capazes de realizar seus objetivos financeiros, crescem mais seguras, e isso contribui para uma mudança cultural em direção a uma sociedade mais igualitária.

Para finalizar, gostaria de dividir com você uma frase que ouvi ainda no período em que era uma estudante universitária:

“Quem tem a informação detém o poder” -Thomas Hobbes

Quando nós mulheres temos o controle sobre o nosso próprio dinheiro, temos o poder de transformar não apenas nossas vidas, mas também o mundo ao nosso redor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *