Quando o assunto é trabalho e casamento, há quem acredite que casal que pensa junto, cresce junto. O que para boa parte das pessoas pode ser no mínimo desafiador, para outras, manter um negócio com o companheiro pode ser o algo a mais que faltava na relação.
Juntos há 18 anos, Ana e André Santos se conheceram ainda na adolescência e, desde então, não se separaram mais. Companheiros no amor, o casal apostou no empreendedorismo, e o sucesso na vida a dois expandiu também para o mundo dos negócios.
Especialista em Branding com Foco na Essência e propósito, Ana fundou a Road Digital em 2020, em meio a pandemia. Recém operada da coluna e em recuperação, a ex-atleta, acostumada a empreender desde cedo, precisou abandonar os esportes e se reconectar com a sua essência.
“Tudo começou com um ato de amizade e empatia. Um amigo que possuía um restaurante, afetado pelo fechamento durante o isolamento social, estava passando por dificuldades para se adaptar ao mundo digital. Diante dessa situação, decidi oferecer ajuda, utilizando meus conhecimentos em marketing”, relembra Ana.
A atitude de ajudar o amigo, mais do que aumentar as vendas do restaurante, com mais de 17 anos de história, em menos de um mês, fez Ana ressignificar também a sua forma de enfrentar desafios e lhe deu o estímulo que precisava para criar uma das empresas que mais crescem no ramo de marketing digital, em Portugal.
“Vi a oportunidade de criar uma empresa que refletisse não apenas meus conhecimentos em marketing, mas também os valores e a abordagem que sempre acreditei serem essenciais no mundo digital”, conta Ana.
Enquanto Ana cuida da estratégia de marketing, fundamentada na criação de conteúdo altamente relevante, autêntico e profundamente humanizado, seu marido André se dedica à parte comercial, vendas e qualidade.
“Desde o início, o André fez parte da Road Digital, me incentivando a continuar, ele já tinha uma visão que isto era um negócio, eu demorei a identificar, mas fazer parte realmente foi a partir do segundo ano, quando o pedi para se envolver mais”, conta. “Eu precisava de um mentor para me ajudar nas decisões e visão do negócio, pois estava muito no operacional e não conseguia ter uma visão externa para tomar decisões e melhorar, cada vez, mais os nossos processos”.
Questionados sobre como lidam com o relacionamento, ambos esclarecem que o poder da união de um casal em estar juntos também nos negócios, faz dele uma grande equipe permitindo-os desbloquear acessos que não tinham antes.
“Entendemos que uma família quando se une o céu é o limite, e ser parceiro de negócios é consequência desta equipa que somos. Mas isto foi uma construção ao longo dos anos, não foi de um dia para outro. Para ter esta parceria e cumplicidade que temos hoje, tivemos que aprender a ser sábios, mas antes fomos tolos”.
Ana conta ainda que o casal possui muita clareza dos papéis que cada um desempenha na empresa, um processo construído ao longo de 18 anos e que, hoje, reflete no DNA da Road Digital.
“Acreditamos que o casamento é uma entidade legítima. O nosso relacionamento foi construído a partir de um desenho claro em nossa mente: o primeiro andar é enxergar a verdade; o segundo, a realidade; o terceiro pavimento pertencente ao real e o último é a vida real.
Para chegar no último andar tivemos que passar por todos os andares. Não adianta almejar a vida dos sonhos, é preciso investir na fundação, a verdade. A nossa vida juntos é o nosso maior império e legado, são os valores do nosso casamento que levamos para a empresa, e por isso sempre digo, primeiro construa o seu legado nº 1, a sua família; depois, o negócio. A família é mais forte que as nações, as nações vieram da família, a MINHA FAMÍLIA É QUARTEL GENERAL”.