Tempo, um grande aliado!

(Por Viviane Régis)

Quantas mulheres estão com a sensação de que o dia deveria ter mais de 24 horas para dar conta de todas as atividades diárias? A famosa expressão “estou sem tempo” está frequentemente nas falas.

Com as mudanças no mundo ocorrendo em alta velocidade, é comum se sentir mais cobrada, sobrecarregada e estressada. O fato de algumas precisarem trabalhar mais tempo para ajudar no orçamento da casa ou alcançar sonhos, pode gerar atritos e é comum sentirem dificuldades em se dedicarem aos relacionamentos, provocando uma sensação de culpa por não serem presentes no convívio familiar como gostaria.

Se tiver mais de uma jornada, aumenta a dificuldade de organização e a possibilidade das sensações de esgotamento, irritabilidade e frustração. Em muitos casos, pode levar a crises de ansiedade e depressão.

Para equilibrar as tarefas do lar, o trabalho e o lazer, é preciso fazer uma boa gestão do tempo. Essa habilidade é fundamental em todos os âmbitos da vida e para isso, o autoconhecimento e a disciplina são essenciais.

Como mulher, administradora do lar e empreendedora, compartilho dos mesmos desafios e como gestora, afirmo que a desorganização e a falta de planejamento roubam o nosso tempo.É um engano pensar que o almoço, a academia, levar os filhos à escola e o lazer não entram na agenda.

É importante definir os horários para o trabalho, para os afazeres domésticos e o tempo livre, para em seguida organizar e agendar as tarefas do dia. Para facilitar a gestão do tempo, alguns pilares são básicos e devem ser colocados em prática:

Planejar e organizar

Se o dia iniciar sem um mínimo de planejamento, pode levar a uma desordem e até mesmo não conseguir realizar tudo ao final do dia. Sabe aquela sensação de que o dia acabou e não conseguimos fazer “nada”?

Para que isso não ocorra, planeje o seu dia com antecedência. Liste as tarefas, priorize as atividades mais relevantes, determine prazos para realizar cada uma, mantenha uma rotina e programe pequenos intervalos para resolver imprevistos que surjam e para momentos de descanso. Diminua as distrações com celular, e-mails e redes sociais. Pare de procrastinar, tenha foco, utilize ferramentas que auxiliam na gestão do tempo. Inclua atividade física e lazer na sua agenda, que é fundamental para o bem estar físico e mental, e aumente a disposição para enfrentar os desafios do dia.

Aprender a dizer “não”

Mesmo com um bom planejamento e boa organização, se não souber o momento de dizer não, a execução das tarefas pode ser prejudicada por demandas de outras pessoas que não fazem uma boa gestão do seu tempo, pedem coisas de última hora, e que de acordo com eles, são urgentes. Nesse momento, é importante analisar se o que está programado na sua agenda é mais ou menos importante e urgente do que está sendo solicitado de última hora. Se o pedido for atrapalhar algo importante que já estava programado para o dia, então, o ideal é que a pessoa procure alguém que possa auxilia-la naquele momento, uma vez que a sua programação não poderá ser interrompida. Caso seja possível atender, encaixe no tempo de intervalo separado em sua agenda ou adie alguma tarefa para outro dia.

Delegar

Delegue o que não precisa ser realizadas por você. Muitas tarefas podem ser realizadas por outras pessoas que possuem mais tempo disponível para executá-las ou mais conhecimento, o que faz com que sejam executadas em menor tempo. Uma compra, por exemplo, pode ser entregue em casa, pelo supermercado, otimizando o tempo.

Outra habilidade importante a ser desenvolvida é a comunicação clara. Uma teoria confusa, gera confusão na prática. Comunicar bem com quem está a sua volta e de alguma forma envolvido nas atividades, aumenta a organização e a execução se torna mais fácil, rápida e assertiva.

Gerir e otimizar o tempo é fundamental para a vida pessoal e profissional e faz com que a pessoa não viva frequentemente “correndo contra o tempo”.

Claro que imprevistos acontecem, mas desenvolver a habilidade da disciplina e seguir o planejamento aumenta a produtividade, a leveza no dia a dia e os momentos de lazer. Consequentemente, o tempo se torna um aliado para a qualidade de vida, tempo com a família e a possibilidade de realizar os sonhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *