Conheça a história da idealizadora da marca de acessórios brasileiros que conquista cada vez mais clientes na Europa.
Todo CNPJ representa uma pessoa jurídica formada por uma pessoa física que acreditou e apostou, assim também surgiu a Tamaravilhosa: marca de acessórios tipicamente brasileiros, coloridos e criativos, que tem conquistado cada vez mais ‘adeptas’ na Europa. Criada pela empresária gaúcha, Tamara Pimentel, que mora na Alemanha há 7 anos, a marca nasceu da necessidade de reinvenção de uma mulher que percebeu que comercializar jóias e acessórios poderia ser o começo de uma nova etapa em sua vida.
Mãe de um casal de filhos (uma garota de 19 anos e um menino de quase 7 anos), casada há 18 anos, morando em um país muito diferente do Brasil, Tamara conta como surgiu o desejo de se tornar empreendedora nesta área. “No final de 2020, auge da pandemia, eu me contaminei e achei que tinha chegado a minha hora. Essa percepção me fez ir para o Brasil sozinha, pois senti que deveria visitar minha família. Nesse período, conheci uma artesã que fazia acessórios femininos e gostei muito do trabalho dela. Adquiri algumas peças e na volta, no avião, pensei que deveria ter comprado mais para comercializar na Alemanha”, conta.
Foi a partir dessa ideia inicial que Tamara resolveu, ao chegar, que iria empreender comercializando acessórios brasileiros, de início, na Alemanha. “Foi assim que tudo começou, quando voltei, conversei com meu marido, ele me apoiou e, hoje, cuida da contabilidade; então, segui todo o processo de abertura de empresa e também chamei minha filha, que conhece bem as mídias sociais, para trabalhar comigo, algo que foi muito bom, pois até nos aproximou. E ela tem ideias ótimas”, afirma.
Quanto ao nome, Tamara conta que também surgiu naturalmente durante uma conversa com uma amiga: “Tamaravilhosa, além do trocadilho com meu nome, é uma frase que as mulheres dizem entre si, quando estão se arrumando. Se uma amiga pergunta, diante do espelho, ‘como estou?’, geralmente respondemos ‘tá maravilhosa’, não é?”, argumenta. Com o nome escolhido e a empresa aberta, o próximo passo foi a divulgação dos produtos nas redes sociais, tarefa que coube, é claro, à filha, e que trouxe resultados animadores. Segundo Tamara, atualmente, o Instagram da empresa já ultrapassou a marca dos mil seguidores e os números seguem crescendo.
Falando sobre seu passado, Tamara revela que no Brasil trabalhou com vendas de roupas e jóias para grandes players e já tinha, portanto, este ‘lado’ comercial, contudo, sua trajetória chama a atenção porque este outro ‘lado’ empreendedor surgiu em um contexto bem diferente como ela destaca: “Eu vim para a Alemanha acompanhando meu marido e aqui é um país de pessoas muito frias e sérias, de repente, vi minha filha se tornando cada vez mais independente, também fiquei grávida logo ao chegar. Imagine tudo isso acontecendo de uma vez? País novo, nova gestação”. É muito destacar que Tamara não domina o idioma, mesmo assim é campeã de vendas no país onde vive. “Foram muitas mudanças e percebi que precisava me reinventar para me adaptar à nova realidade.”, diz.
Hoje, a Tamaravilhosa segue conquistando novos clientes em toda a Europa, geralmente brasileiras que sentem saudade do carisma e do acolhimento brasileiros tanto nas relações pessoais quanto nos acessórios escolhidos para compor o visual. Esta ‘saudade’ também explica o sucesso que Tamara faz entre suas clientes e que se tornou sua marca registrada: “Acho que meu diferencial é meu jeito simpático e alegre. As clientes dizem que tenho um sorriso encantador, que passou uma alegria e que elas sentem verdade e amor no que faço. Eu realmente demonstro satisfação e prazer quando vejo minhas clientes bonitas e usando um dos meus acessórios”, salienta. E qual o perfil destas mulheres, além do fato de que, em sua maioria, são brasileiras? “São mulheres decididas, independentes, modernas. Não importa suas profissões ou idades, são mulheres que têm esse perfil”, observa.
Antes de finalizar, Tamara lembra que os colares coloridos continuam sendo o carro chefe da marca, mas os demais acessórios (brinco, colares, pulseiras etc.) também têm sido cada vez mais procurados.