“Quase 100% de todas as preocupações nunca vão acontecer” Sandra Teschner defende que a felicidade é perfeitamente possível

Para a Especialista em Felicidade, gastamos muita energia combatendo ‘inimigos imaginários’ quando poderíamos viver focados em ser felizes
Que o Brasil é o país mais ansioso do mundo, já se sabe através de dados da OMS (Organização Mundial da Saúde). Contudo, este indicador nada benéfico, tem uma ‘base’ que precisa ser questionada.

Quem sugere é a brasileira Sandra Teschner* que tem em seu currículo o título acadêmico de especialista em Ciência da Felicidade.

Mostrando que a felicidade se ergue sobre indicadores tangíveis, ela cita estudos da Universidade de Cornell (EUA) que ampliaram a visão que se tem desta grande causadora da ansiedade que assola o planeta: a preocupação.

Sandra lembra que segundo tais estudos, chegou-se à conclusão de que 97% de todas as preocupações que consomem a felicidade humana nunca vão acontecer.

Ou seja, trata-se de medos infundados que, sob a ‘luz’ da realidade, simplesmente desaparecem.

Sobre o estudo citado, este que acompanhou algumas pessoas por certo período de tempo, mostrou que 85% das preocupações que as consumiam, não se concretizaram.

Ainda: entre as 15% destas que se concretizaram, em 79% das vezes as pessoas conseguiram lidar de forma saudável com elas.

Inclusive, algumas relataram aprendizados valiosos que as tornaram mais resilientes.

E os dados continuam positivos: como em quase 80% das vezes os medos não se concretizaram, isto significa que em 97%, toda a ansiedade gerada por eles só existiu mesmo na mente.

Para Sandra isso mostra que na maioria das vezes, consumimos energia positiva para combater ‘inimigos imaginários’. “

Isto nos aprisiona em suposições de construções sociais e o fazemos porque não tomamos consciência desse estado.

Como tendemos ao viés negativo, destruímos o melhor das vivências humanas por causa destes medos infundados”, observa.

Mas Teschner também lembra que, segundo Don Joseph Goewey, autor do livro “The End of Stress”, em 90 segundos podemos mudar nosso estado mental.

Isto porque nosso cérebro pode ser ‘reiniciado’ por meio de uma tomada de decisão que envolve um exercício de respiração, uma prática que realmente funciona.

Contudo, para além do autor citado, o que Sandra deseja é mostrar que há maneiras de viver de forma mais feliz.

Se fomos condicionados para estar sempre em alerta em razão da ‘luta pela sobrevivência’, temos maneiras simples de resgatar o desejo de sermos felizes que deveria ser nosso grande objetivo de vida.

Seguindo o que prega o autor citado, já se sabe que a própria natureza nos concedeu 90 segundos para quebrar o estresse mental.

Portanto, seja através de técnicas de respiração ou fazendo caminhadas, podemos, sim, preservar nosso cérebro dos ataques de ansiedade que têm acometido tantas pessoas.

Vale notar que Sandra, que tem percorrido o Brasil ensinando pessoas de todas as faixas etárias e profissões, a viverem de forma mais feliz, também lembra uma máxima que permanece atual, embora tenha sido dita há muito tempo pelo filósofo e humanista francês Michel de Montaigne” “Montagne afirmou há mais de 500 anos o seguinte: ‘Minha vida foi repleta de terríveis infortúnios, a maioria dos quais, nunca aconteceram’.

Como vemos, tantos séculos depois esta citação faz sentido porque é embasada por estudos sérios como os que citei aqui.

Ou seja, a felicidade é perfeitamente possível e podemos, de fato, vivenciá-la na prática”, conclui.

Quem é Sandra Teschner
Além de fundadora do Instituto Happiness do Brasil que capacita e certifica profissionais (em convênio com a Must University Flórida-EUA) em Ciência da Felicidade e Liderança positiva, é jornalista, turismóloga e Empreendedora Social. Mas o mais importante é que se trata, de fato, de uma pessoa feliz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *